quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Projeto da Professora Railda
Escola: Municipal José de Carvalho Mato
Turma: 3ª, 4ª e 5ª ano.
PROFESSORA: RAILDA ALVES FERREIRA SANTOS
PROJETO: BRINCANDO COM A IMAGEM DAS ARTES
INTRODUÇÃO
A criança nos anos iniciais de sua vida é capaz de simbolizar, de poetizar, de criar, de transformar de provocar questionamentos, sensibilizar e desencadear a educação do olhar envolvido com as artes, por meio dos textos e das imagens,Não é tão-somente um recurso para ela perceber o modo como as pessoas e as épocas são retratadas, ou para tomar conhecimento das várias manifestações artísticas, é também para examinar a arte como uma oportunidade para que a criança possa desenvolver ainda mais suas habilidades criativas a partir de estímulos visuais e pela sua recriação .Desenhar, brincar, manchar, riscar, construir, criar, se encantar. Transformar... Um pedaço de massinha em um animal, rabiscos em um enorme dragão, pensamentos em formas, em cores. Maneiras únicas de ver, sentir, expressar, inventar e reinventar o mundo.
A paisagem, gênero artístico fundamental nas classificações da pintura, pode representar diferentes contextos de tempo e espaço e oferece aos observadores passeios imagináveis. Um dos períodos da História da Arte em que a paisagem fez-se muito presente é o impressionismo, movimento de pintura que se originou na França, nos anos 1860. À época, o interesse dos artistas era a busca e representação da luz natural e suas variantes, o que os levou a sair de seus ateliês em busca de paisagens à luz do dia para serem pintadas. Fascinados pela relação entre luz e cor, evitavam cenas religiosas ou românticas para se concentrar apenas nas paisagens e cenas do dia-a-dia. Uma mesma paisagem ou cenário era pintado várias vezes a partir das mudanças e impressões causadas pela incidência do sol.
JUSTIFICATIVA
O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo de uma obra na qual é apresentada a vida da pintora do movimento modernista. A narrativa mostra ao leitor a personalidade paradigmática de Tarsila do Amaral, cujo histórico de vida se destaca entre outras personalidades célebres que contribuíram para o desenvolvimento cultural brasileiro.
Mais uma vez, Lúcia Fidalgo, por meio de suas narrativas, mostra a reflexão feita sobre o livro que apresenta um tema: Tarsila, menina pintora que pode articular debates sobre compreensão da vida nas escaladas escolares, nas inserções profissionais e nas nossas atitudes e escolhas em relação à própria vida e questões relacionadas ao processo de formação, de educação alicerçada em valores humanos.
Trata-se de uma obra na qual é apresentada a vida da pintora do movimento modernista.
das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á, assim o gosto pelas obras de arte.
logo a criança será desafiada a interpretar as imagens observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.
OBJETIVOS:
• Conhecer e apreciar os elementos que constituem as obras de Tarsila do Amaral, assim como a vida da autora.
• Possibilitar a interação das crianças com o mundo da arte;
• Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma, textura;
• Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
• Imaginar novas realidades a partir do desenho;
• Fazer com que o aluno perceba diferentes realidades sociais.
• Dar condições para que as crianças reproduzam obras da referida pintora.
• Permitir que as crianças desenvolvam o gosto pelo "fazer artístico
• Ajudar os alunos a fazer conexões entre a temática abordada pelo livro com a vivência e os fatos reais, estabelecendo relação entre o texto e a realidade política, social e cultural brasileiras ,tornando- os leitores de textos capazes de ir além dos significados para o ensino de Língua Portuguesa e interpretação do mundo geral da informação;
• Criar condições para o educando refletir sobre a maneira como, nos últimos tempos, as “celebridades” da atualidade são mostradas pela mídia. Neste sentido, propiciar situações, ambientes para questionarem, debaterem formas de mudanças de atitudes, perguntando: quais os elementos fundamentais que contribuem na formação, do crescimento humano? O que podem representar as personalidades paradigmáticas para a contribuição social?
• Estimular a criatividade e a imaginação
DESENVOLVIMENTO:
Linguagem oral:
O professor inicia a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral, fazendo as seguintes questões:
• Vocês já viram essa foto, sabem o nome dessa mulher?
• Já ouviram falar sobre Tarsila do Amaral?
• Sabem o que ela fazia?
• Sabiam que quando ela era criança gostava de desenhar e pintar?
• O que será que ela desenhava e pintava?
• Mostrar algumas obras de Tarsila e perguntar às crianças se elas conseguem encontrar na pintura alguma figura que já conhecem, e deixar que as crianças se expressem livremente.
• Falar o nome da obra e contar, em linguagem simples, um pouco sobre a vida da autora.
• Apresentar a obra Tarsila, menina pintora , logo após fazer a leitura obra e questionar o que os alunos acharam de diferente.
Linguagem escrita:
* Identificar as letras do nome – Tarsila do Amaral
* Distinguir o nome do sobrenome.
* Escrita espontânea das cores e formas encontradas nas obras apreciadas;
• Releitura – os alunos serão divididos em pequenos grupos e, após realizar observação, farão uma “obra viva” do quadro que será registrada por meios de pinturas com tintas guaches no isopor.
• Sugestões para motivação inicial: questionar os alunos sobre as sensações que o quadro transmite se gostam das cores do quadro, que cores teriam usado se fossem a artista. Falar os nomes das flores que conhecem.
- Relembrar os títulos das pinturas que estudamos e realizar atividade de escrita / adivinhação dos nomes das obras.
• Retomar as informações sobre a vida da artista Tarsila do Amaral (o professor será escriba de um texto contendo as informações resgatadas pelos alunos). Após isso, a professora irá digitar o texto e entregar para que os alunos colem o registro no caderno.
• Interpretação da obra, chamando atenção para os rostos que são mostrados. Perguntar aos alunos quais rostos da obra parece tristes, felizes, cansados, com medo, etc.
• Chamar os alunos à frente e pedir para que escolham um rosto do quadro e imitem-na roda de socialização: Os alunos irão fazer uma análise sobre o trabalho realizado, os que mais gostaram os que não gostaram e apreciaram a pintura de Tarsila, o que foi mais fácil/difícil, etc.
• Escrita espontânea dos alunos contendo sua opinião sobre o proj
Materiais Necessários:
• Tintas guaches e de tecidos cores variada
• Varias telas
• Pinceis
• Colas
• Réguas
• Compasso
• Isopor
• Cartolinas
• Papel madeira
• Folhas de oficio
• Pilotos
• Lápis de cor e de cera
• Produto final:
• Exposição das pinturas e das releituras dos alunos.
• Verificar se os objetivos propostos pelo projeto foram alcançados.
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