ESCOLA CASA DA CRIANÇA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
ANDREIA
MOREIRA DE SOUZA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
O MUNDO MÁGICO DAS CRIANÇAS NAS
OBRAS DE ANA MARIA MACHADO
PARIPIRANGA – BA
OUTUBRO – 2013
ESCOLA CASA DA
CRIANÇA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
PNAIC – PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PACTO PELA EDUCAÇÃO
|
PERÍODO: 07 A 11 DE OUTUBRO PROFESSORA: ANDREIA MOREIRA |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA GERADOR:
Mundo Mágico da Criança nas obras de Ana Maria Machado.
OBJETIVO GERAL:
Promover no período de sete a onze de
outubro momentos que desenvolvam a autoestima da criança através de atividades
lúdicas variadas e interessantes, referenciadas pelas obras da Escritora Ana
Maria Machado, oferecendo a criança oportunidades de lazer e sociabilidade que
valorizem o processo de ensino-aprendizagem que é instrumento fundamental para
o seu desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oferecer
momentos prazerosos;
Promover
a convivência social e através desta, o exercício e a discussão de regras;
Apresentar
diversos gêneros textuais para:
ü Despertar
o gosto pela leitura;
ü Conhecer
variadas histórias e textos;
ü Produzir
textos a partir de outro;
ü Compreender
a mensagem de cada texto;
ü Socializar
as opiniões sobre os gêneros apresentados;
ü Dialogar
com mais propriedade sobre temas abordados em cada texto.
Conhecer a vida e obra de
Ana Maria Machado;
Realizar sessão pipoca
(cinema na escola);
Valorizar a imaginação e criatividade da criança;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança através da ludicidade;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança através da ludicidade;
Mostrar direitos da criança;
Proporcionar jogos e brincadeiras educativas;
Proporcionar jogos e brincadeiras educativas;
Realizar oficinas de
pintura, música, brinquedo de sucata e culinária;
Contemplar os tipos de
alimentos saudáveis;
Saber sobre os riscos à
saúde que os doces demasiados podem causar;
Compreender diferentes
formas de contagem;
Identificar quantidades e
preços;
Trabalhar o tempo de
surgimento e origem de doces e brincadeiras.
CONTEÚDOS: Práticas de
leitura e escrita para Apropriação do Sistema de Escrita:
ü Compreensão
de variados textos (gêneros); Características de cada gênero apresentado e dos
personagens; História da vida de Ana Maria Machado; Composição textual (frases,
palavras e pontuação); Análise fonológica; Versos e rimas; Análise estrutural
das palavras; Números ordinais e cardinais; Quantidades; Adição e subtração;
Vida e Habitat das abelhas e formigas; Alimentação saudável; Doenças causadas
pelos doces; Direitos das crianças; Reciclagem e higiene do ambiente.
TEMPO ESTIMADO: 20
horas/aula, distribuídas em 05 dias letivos sendo os mesmos com 4 horas/aula.
TURMAS: 1º ano.
REFERÊNCIAS: Livros:
Obras complementares; Cd’s e dvd’s.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.
RECURSOS UTILIZADOS:
Quadro, piloto, hidrocores, cadernos, lápis, borracha, 10 cartolinas, tintas
guaches, pincel, revistas, livros, tesoura, cola, livros paradidáticos, cd’s,
dvd’s, som, tv, garrafas pet, papelão, 200 folhas de papel chamex, fita adesiva,
papel madeira.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá através da compreensão do processo de desenvolvimento observado em cada criança e à significação de cada produção durante todas as atividades propostas. Serão observados o desenvolvimento, a criatividade, a interação e a organização das crianças. Também será feita a avaliarão do desenvolvimento das crianças no desempenho físico e emocional, das artes e da oralidade. Contudo, a avaliação fazerá parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho escolar.
|


Disciplinas
abrangentes: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática.
ü LEITURA
DELEITE:
Fazer
a leitura da história “Balas, bombons, caramelos” em voz alta para a turma em
rodinha – apresentar referências de Ana Maria Machado no final da obra;
ü RODA
DE LEITURA E ORALIDADE:
Organizar
os alunos em duplas, um de frente para o outro, para trocar batidas de mãos
enquanto cantam a cantiga (parlenda) “pirulito que bate-bate”; Após cantar a cantiga
apresentar o cartaz (com palavras móveis) da parlenda “pirulito que bate-bate”;
Fazer a leitura ritmada coletiva em voz alta; Explicar o que é um texto de
origem popular; Realizar a compreensão oral da parlenda; Solicitar que os alunos
leiam de acordo com a sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os
seguintes questionamentos: Qual é o doce citado? Quais as consequências do pirulito? Quem
gosta de pirulito? O pirulito pode ser chupado por quem tem diabetes? O que
fazer após chupar um pirulito? Qual animalzinho gosta de doce? Quem sabe por
que a formiga gosta de doce (fazer explanação)?
ü ANÁLISE
LINGUÍSTICA:
Fazer
a análise fonológica e estrutural das palavras (sílabas, letra inicial e final)
Quantas palavras possuem a parlenda? Quantas palavras têm duas sílabas? Quais
palavras têm mais de duas sílabas? Quais palavras que rimam?- Solicitar que
eles ilustrem a parlenda apresentada em metade de papel chamex que será colado
no “livro encantado” depois de realizada. (Explicar o que é o livro encantado
feito com cartolinas para compor o que foi trabalhado na semana)
ü AQUISIÇÃO
DA ESCRITA:
Abordar
em atividade xerocada: Quadro solicitando o número de vezes que abrimos a boca
para pronunciar as palavras, pirulito, bate, bateu, quem, gosta, dela, sou;
Colocar o número correspondente à quantidade de letras das palavras citadas.
Explicar que algumas palavras tem a mesma quantidade de sílaba, porém, tem
números de letras diferentes a exemplo de bate e bateu; Voltar as duplas para
contagem de sílabas através das palmas nas palmas do parceiro; Voltar para a
sua carteira e começar a retirar palavras que formam a parlenda e questionar
quantas ficaram quantas foram retiradas.
Apresentar
tarefa xerocada contendo o seguinte: completar lacunas da parlenda; escrever
outras palavras com a mesma quantidade de letras de “pirulito”; problemas
matemáticos envolvendo adição e subtração simples; formar as palavras do texto
utilizando alfabeto móvel. Fazer jogo em dupla (quem avança mais casas)
envolvendo leitura e sequência numérica.
ü Obs: Para
casa: Atividade
xerocada e Solicitar que os educandos tragam rótulo com receitas de doces –
explicar o que é e, onde pode ser encontrado. Irão compor o Livro encantado.


Disciplinas
abrangentes: Língua Portuguesa, Geografia e História.
ü LEITURA
DELEITE:
Apresentar
a música “Balão Mágico” colando fotos dos alunos no “livro encantado” (Livro
feito de cartolinas que será formado através das atividades realizadas durante
a semana) em rodinha e, em seguida ler a história “Beijos Mágicos” de Ana Maria
Machado.
ü RODA
DE LEITURA E ORALIDADE:
Fazer
a leitura da vida de Ana Maria Machado em cartaz e depois em sequencia
apresentar a sinopse do livro “Delícias e gostosuras” em voz alta para a turma
em rodinha; (Fazer a exposição com diversas obras da autora-escritora)
Realizar
a compreensão oral da bibliografia e sinopse: Solicitar que os alunos leiam de
acordo com a sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os
seguintes questionamentos: Já conheciam a autora? Alguém já leu uma obra dela? Em
que lugar do país ela mora? (localizar o Rio de Janeiro no Mapa do Brasil) Do
que fala a história Delícias e gostosuras? Quem prepara os doces?
ü ANÁLISE
LINGUÍSTICA:
Questionar
sobre: Qual é o nome e o sobrenome da autora? Quantas palavras formam o nome
completo? Quais palavras têm 2 e 3 sílabas no nome da mesma? Quem tem o nome ou
sobrenome que começa igual? Listar todos os nomes e sobrenomes citados na lousa
para trabalhar a leitura e em seguida realizar análise fonológica.
Solicitar
que eles ilustrem previamente a história e colar todas no livro encantado. Após
a colagem explorar as condições das crianças que vivem nas ruas pedindo esmolas
para comer e que, vivem sem nenhuma condição de direitos. Continuando,
entregará fichas com direitos para que eles leiam e organizem na ordem em que
estão numeradas no livro encantado. Como brincar é um dos direitos, no pátio
serão realizadas algumas brincadeiras: corrida de saco, boliche, bola na cesta
e pega-pega.
ü AQUISIÇÃO
DA ESCRITA:
Fazer
atividade escrita (xerocada) para sistematização da aprendizagem com o
seguinte: Circular o nome e pintar o sobrenome da autora; Escrever o número de
palavras que formam o nome completo; Escrever as palavras têm 2 e 3 sílabas no
nome da mesma?
Escrever
os nomes dos colegas que começam com A e M; Continuando na mesma atividade os
alunos deverão fazer o registro de alimentos saudáveis. (O professor deverá
conversar sobre as vantagens desses alimentos e usando imagens)
Obs: Para
casa: Atividade xerocada e trazer imagens de delícia ou gostosura preferida
para compor o livro encantado.


Disciplinas
abrangentes: Língua Portuguesa, Matemática e História.
ü LEITURA
DELEITE:
Em
rodinha ler a história completa “Delícias e gostosuras” com entonação. (O
professor utilizará uma roupa com doces colados – ver alguns da história)
ü RODA
DE LEITURA E ORALIDADE:
Fazer
a leitura da história do doce em cartaz. Leitura coletiva de acordo com a
sequência apresentada pelo professor. Em seguida o professor faz a explanação
ao seu modo sobre o contexto.
Realizar
a compreensão oral da história do doce questionando: Explicar a fonte
(internet) Quem gosta dos doces citados? Quem sabe como é feito? Quem sabe os
preços de cada doce citado? Fazer comparativo de preços colocando em ordem
crescente e acompanhando com a numeração ordinal.
ü ANÁLISE
LINGUÍSTICA:
Listar
na lousa nomes de outros doces citados nas histórias já lidas para trabalhar a
leitura e em seguida realizar análise fonológica.
Levar
o aluno até o livro encantado para registrar nomes de algumas delicias e
gostosuras aprendidas.
ü AQUISIÇÃO
DA ESCRITA:
Fazer
atividade xerocada para sistematização da aprendizagem com o seguinte: Colocar
os nomes dos doces em ordem alfabética. Colocar a numeração decimal em ordem
crescente, nos desenhos dos doces de acordo com o preço. Escrever o nome do
doce mais barato e do doce mais caro das imagens e preços já apresentados.
Continuando
na mesma atividade os alunos deverão pintar apenas as imagens de doces e
escrever os nomes dos mesmos.
Obs: Realizar
a sessão cinema com pipoca (Didi quer ser criança – 81 min./Nascido para voar:
Bee Movie, a história de uma abelha – 91 min. / Severino faz chover – 14:05) e
depois fazer o show de calouros com chuva de balas.
Para
casa: Atividade xerocada. Seguindo título sugerido pelo professor o aluno vai
viajar no mundo da fantasia e desenhar-se no país dos doces para a sua arte
compor o livro encantado.


Disciplinas
abrangentes: Língua Portuguesa, Matemática.
ü LEITURA
DELEITE:
Explorar
diversas brincadeiras de roda: Ciranda, cirandinha, a arca de Noé, a barata mentirosa, a canoa virou, eu entrei na roda, alecrim, atirei o pau no gato. Após as
brincadeiras determinar tempo para descanso deixando livres as obras de Ana
Maria Machado para agraciamento pelos alunos.
ü RODA
DE LEITURA E ORALIDADE:
O
professor deve explicar que as brincadeiras acima são do tempo de Ana Maria
Machado. E em rodinha distribuir melzinho e depois que todos chuparem o
professor apresenta a surpresa que é um camaro amarelo feito de papelão e
começa a cantar e dançar com os alunos a música de “Camaro amarelo” de Munhoz e
Mariano. Terminada, apresenta em cartaz a história do mel. (gostosura que foi
apresentada nas historinhas contadas durante aulas anteriores)
Realizar
a compreensão oral da história; Solicitar que os alunos leiam de acordo com a
sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os seguintes
questionamentos: Quem gosta do mel? O mel é feito de quê? Onde vivem as
abelhas? Do que elas fazem o mel? Quem é a chefe das abelhas e quem é o
reprodutor?
ü ANÁLISE
LINGUÍSTICA:
Fazer
explanação sobre o L nas palavras mel e abelha; trabalhar outras palavras em
que o L assume a mesma função fonológica.
ü AQUISIÇÃO
DA ESCRITA:
Fazer
atividade escrita (xerocada) para sistematização da aprendizagem com o
seguinte: Recortar de revistas ou jornais as letras que formam as palavras mel
e abelha e colar; Escrever o nome dos doces; Entregar abelhinhas feitas em
cartolina para os alunos pintarem, escreverem o nome de uma gostosura dentro
recortar e colar no livro encantado.
Ditado
Doce de palavras trabalhadas durante os dias, utilizando doces variados que vão
compor o avental utilizado pelo professor que se fantasiará de vovó para
realizar a tarefa. Depois, realizar a construção de brinquedos (carros,
bate-bate e bonecos) com sucata trazida pelos alunos – solicitada na sexta que
antecede a semana das crianças.
Obs:
Para casa: Enviar um livro da Escritora Ana Maria Machado, na mala de leitura
para leitura deleite e atividade xerocada.


Disciplinas
abrangentes: Temas Transversais (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no
Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura e Cidadania).
CULMINÂNCIA:
A
culminância ocorrerá com a realização do 3º PLANTÃO PEDAGÓGICO do ano 2013 em
que será proporcionado a todos que formam a comunidade escolar um dia de
confraternização e alegrias, através da ludicidade, uma vez que o ato de
brincar não é inerente apenas das crianças, mas que se estende a todo ser
humano além, de ser uma ferramenta muito importante para a formação emocional e
intelectual de todos. Nesse contexto socializador pretende-se:
ü Favorecer
a inserção da família na escola através da recepção dos pais para conversa com
os professores sobre as aprendizagens do seu filho;
ü Apresentar
as tarefas realizadas pelas crianças durante toda a semana;
ü Realizar
a entrega das lembrancinhas;
ü Oferecer
as crianças diversos tipos de brincadeiras que deverão ser realizadas em uma
brinquedoteca improvisada;
ü Realizar
gincana surpresa com as seguintes atividades: Corrida de saco, corrida do ovo,
quem estoura mais, tiro ao alvo, objetos escondidos, maior número de sandálias
arrecadas em 3 minutos, melhor desenho, quem conseguir encher 1º a bexiga com
água, quem comer mais rápido o pão, quem conseguir desenrolar com a boca a bala
primeira sem as mãos, melhor no boliche (quem derruba mais);
ü Divulgar
livro confeccionado pelos alunos;
ü Oferecer
alguns doces para simbolizar a data: algodão doce, maçã do amor, balas,
pirulitos, brigadeiros;
ü Sortear
brindes surpresa para alunos presentes;
ü Apresentar
coreografias diversas por turma;
ü Deixar
livre a presença de um palhaço para a diversão das crianças.
OBSERVAÇÃO:
Apresentar cardápio diferenciado para quem não pode comer doce.
ANEXOS
SINOPSE DA HISTÓRIA
DELÍCIAS E GOSTOSURAS
FIM DE SEMANA NA CASA DA AVÓ É SEMPRE UMA DELÍCIA. QUANDO HÁ FESTA DE ANIVERSÁRIO, ELA PREPARA RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA! ISADORA, HENRIQUE E SEUS AMIGOS VÃO SABOREAR MUITAS GOSTOSURAS DA COZINHA BRASILEIRA.

História
de Ana Maria Machado
Na vida da escritora Ana Maria Machado são 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.
Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Ana começou a carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e fez exposições individuais e coletivas, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal (depois de desistir do curso de Geografia). O objetivo era ser pintora mesmo, mas depois de doze anos às voltas com tintas e telas, resolveu que era hora de parar. Optou por privilegiar as palavras, apesar de continuar pintando até hoje.
Afastada profissionalmente da pintura, Ana passou a trabalhar como professora em colégios e faculdades escreveu artigos para revistas e traduziu textos. Já tinha começado a ditadura, e ela resistia participando de reuniões e manifestações. No final do ano de 1969, depois de ser presa e ter diversos amigos também detidos, Ana deixou o Brasil e partiu para o exílio. A situação política se mostrou insustentável.
Na bagagem para a Europa, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Lutando para sobreviver com seu filho Rodrigo ainda pequeno, trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e na BBC de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne. Nesse período, ela consegue participar de um seleto grupo de estudantes cujo mestre era Roland Barthes, e termina sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia sob a sua orientação. A tese resultou no livro "Recado do Nome", que trata da obra de Guimarães Rosa. Mesmo ocupada, Ana não parou de escrever as histórias infantis que vendia para a Editora Abril.
A volta ao Brasil veio no final de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB - ela foi chefe do setor de Radio-jornalismo dessa rádio durante sete anos. Em 76, as histórias antes publicadas em revistas passaram a sair em livros. E Ana ganhou o prêmio João de Barro por ter escrito o livro "História Meio ao Contrário", em 1977. O sucesso foi imenso, gerando muitos livros e prêmios em seguida. Dois anos depois, ela abriu a Livraria Malasartes com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros.
O jornalismo foi abandonado no ano de 1980, para que a partir de então Ana pudesse se dedicar ao que mais gosta: escrever seus livros, tantos os voltados para adultos como os infantis. E assim foi feito, e com tamanho sucesso que em 1993 ela se tornou hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Finalmente, a coroação. Em 2000, Ana ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.
Em 2003, Ana Maria foi eleita para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, substituindo o Dr. Evandro Lins e Silva. Pela primeira vez, um autor com uma obra significativa para o público infantil havia sido escolhido para a Academia. A posse aconteceu no dia 29 de agosto de 2003, quando Ana foi recebida pelo acadêmico Tarcísio Padilha e fez uma linda e afetuosa homenagem ao seu antecessor.
ALGUMAS OBRAS INFANTÍS DE ANA MARIA MACHADO
Uma história de amor às árvores, de
respeito e defesa dos direitos e que ainda
deixa uma pontinha de esperança.
2.
Os Argonautas é um livro que desperta a curiosidade do leitor pela mitologia
clássica. Uma das narrativas clássicas fundamentais da mitologia grega. Da
série 7 Mares.
3.
Quantos fios de cabelo tem na
cabeça do coronel? É melhor ele descobrir se não quiser sofrer na mão dos
capangas do fazendeiro.
4.
Era uma vez uma menina muito loura que, andando pela floresta, viu uma
casinha linda e resolveu entrar. De quem será essa casa tão linda?
A partir das ilustrações de Cândido
Portinari para a obra de Cervantes, a autora evoca esse clássico da literatura
e a permanência da utopia no sonho humano.
7.
O medo natural das crianças com o
escuro é abordado com humor e sensibilidade neste livro.
8.
Conto popular recontado por Ana
Maria Machado. História doce, que já faz parte do imaginário popular
brasileiro.
9.
Vai haver uma festa no céu. Mas
como os bichos que não voam vão poder ir?
10.
Antologia
de dez histórias populares de nossa tradição oral, recontadas com a visão e o
estilo inconfundíveis da autora.
11.
Segundo volume de coletânea de
histórias populares de nossa tradição oral, recontadas com a graça e a
linguagem características da autora.
12.
Terceiro volume da série de
recontos autorais de contos populares recolhidos na rica tradição oral
brasileira.
13.
Aprender
e ensinar podem ser uma gostosa brincadeira para Henrique e Isadora, entre rimas,
histórias da avó e cantigas.
15.
A história do João, que era
conhecido por ser bobo. Conto popular recontado por Ana Maria Machado.
16.
Segundo volume da série 7 Mares.
Nas águas gregas da antiguidade, a autora reconta os perigos marítimos que o
herói teve de enfrentar em sua volta para casa depois que acabou a guerra de
Troia.
17.
Primeiro título da série 7 Mares.
Nas águas tropicais que se estendem entre a Africa e o litoral do Brasil, a
autora reconta uma história densa e misteriosa, de paixão e tradição, com
toques sobrenatural.
18.
Uma história com jeito de vó,
contada com carinho sobre uma galinha apavorada.
19.
Reunião de contos tradicionais de
quatro países - Finlândia, França, Jamaica e Canadá - recolhidos pela autora em
suas viagens e trazidos para os leitores brasileiros em sua linguagem e maneira
de narrativa.
20.
A clássica história dos três
porquinhos, contada por Ana Maria Machado.
21.
O rei não deixa mais ninguém
cantar. Como fica o reino sem a música?
22.
Conto popular recontado por Ana
Maria Machado, que trata da convivência entre vizinhos.
23.
Reunião de três histórias cheias
de humor, em torno aos medos de todos nós, em qualquer idade. Medos concretos
ou abstratos, reais ou imaginários, justificados ou não.
24.
Para quem está começando a ler,
uma divertida história com jeito de Brasil.
25.
Onde está o avental da menina
Corina? Você sabe quem pegou?
26.
Para quem está começando a ler,
as aventuras do hipopótamo Pipo divertem e ensinam.
27.
Com um texto leve e delicado, Ana
Maria conta a história de um besouro que entrou em uma casa.
28.
Para ler e ficar feliz,
respeitando a si mesmo e às diferenças.
29.
Uma divertida história de
comilança e de brincadeira com números, cujo personagem principal é o leitão
Camilo.
30.
Hummmm.... Os doces da vovó
sempre são os mais gostosos, e as suas histórias e brincadeiras também. Que
relação delicada aparece nessa história!
31.
Inspirada num conto tradicional,
uma história deliciosa para os pequeninos.
32.
História da centopeia Dorotéia, que
andava meio triste.
33.
Quem é o bicho mais esperto da
floresta? Só lendo para saber.
34.
O encontro inusitado de uma
jararaca, uma perereca e uma tiririca é o assunto da vez nessa história que
faz refletir.
35.
![]()
História de uma menina que, de
tão bonita, deixa até um coelho apaixonado.
36.
O gato Renato vivia aprontando,
até que aprendeu uma lição.
37.
Uma gostosa brincadeira com as
palavras, que formam pares inusitados.
38.
A infância do menino Dedé, criado
em um engenho, e que viraria o famoso escritor José Lins do Rego.
39.
Com
um verbete para cada letra, em um mosaico despretensioso mas nítido, a autora
ressalta a diversidade deste país enorme e mestiço.
40.
Parte
da terceira fase da série Mico Maneco. Enquanto se diverte a criança aprende
a leitura dos sons com "r".
41.
Uma
história que ensina as crianças a conviverem com a realidade de pais
separados, sendo feliz mesmo assim.
42.
Narrativa
divertida, toda em versos e rimas, que brinca com os prazeres do paladar na
hora de comer, por entre ecos de histórias tradicionais e cantigas infantis.
43.
Os
netos Rodrigo e Andréia vão fazendo descobertas sobre a sua família.
Acompanhe essa deliciosa procura.
44.
Você
vai encontrar aqui uma história meio diferente, que começa exatamente no fim
das outras histórias normais. Curioso (a)? Você ainda não viu nada.
45.
A boa educação ensina a não falar palavrões. Mas como explicar isso para
uma criança? O que é palavrão, afinal? Brincando com as palavras, e com o
jeito das crianças, tudo fica claro nesse livro.
O professor deverá registrar no
espaço abaixo outras obras da autora que encontrar ou estiverem à disposição
na Biblioteca escolar ou Municipal.
1_____________________________________________________________________________2_____________________________________________________________________________3_____________________________________________________________________________4_____________________________________________________________________________5_____________________________________________________________________________6_____________________________________________________________________________7_____________________________________________________________________________8_____________________________________________________________________________9_____________________________________________________________________________10____________________________________________________________________________11____________________________________________________________________________12____________________________________________________________________________
13____________________________________________________________________________14____________________________________________________________________________15____________________________________________________________________________16____________________________________________________________________________17____________________________________________________________________________
|
|
|
MÚSICA: DOCE MEL – XUXA
Bom
estar com você
Brincar com você
Deixar correr solto
O que a gente quiser
Em qualquer faz-de-conta
A gente apronta
É bom ser moleque
Enquanto puder
Ser super humano
Boneco de pano
Menino ou menina
Que sabe o que quer
Se tudo o que é livre
É super incrível
Tem cheiro de bala, capim e chulé
Doce, doce, doce
A vida é um doce
Vida é mel
Que escorre da boca feito um doce
Pedaço do céu.
Brincar com você
Deixar correr solto
O que a gente quiser
Em qualquer faz-de-conta
A gente apronta
É bom ser moleque
Enquanto puder
Ser super humano
Boneco de pano
Menino ou menina
Que sabe o que quer
Se tudo o que é livre
É super incrível
Tem cheiro de bala, capim e chulé
Doce, doce, doce
A vida é um doce
Vida é mel
Que escorre da boca feito um doce
Pedaço do céu.
MÚSICA: CAMARO AMARELO
MUNHOZ E MARIANO
AGORA EU
FIQUEI DOCE, DOCE, DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
AGORA EU
FIQUEI DOCE, DOCE, DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
E AGORA
EU FIQUEI DOCE IGUAL CARAMELO,
TO TIRANDO ONDA DE CAMARO AMARELO.
E AGORA VOCÊ DIZ: VEM CÁ QUE EU TE QUERO,
QUANDO EU PASSO NO CAMARO AMARELO.
TO TIRANDO ONDA DE CAMARO AMARELO.
E AGORA VOCÊ DIZ: VEM CÁ QUE EU TE QUERO,
QUANDO EU PASSO NO CAMARO AMARELO.
ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA: _______________________ DATA: _____/_____/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
Atividade Para Casa – 1º ANO
ATIVIDADE 1. O CASAMENTO DA DONA BARATINHA É UMA DAS
BRILHANTES OBRAS DE ANA MARIA MACHADO. VOCÊ JÁ CONHECE TAMBÉM A CANTIGA QUE SE
REFERE A DONA BARATINHA. LEIA, CANTE E
DANCE, E EM SEGUIDA PINTE AS PALAVRAS COM 3 E 4 SÍLABAS E CIRCULE AS
DISSÍLABAS.

ATIVIDADE
2.
AGORA VEJA ESSA OUTRA VERSÃO E PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS E PINTE BEM
BONITO AS IMAGENS:

ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA:
_______________________ DATA:
_____/_____/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
Atividade Para Casa – 1º ANO
1. “CABE NA MALA” É UMA
DAS OBRAS DE ANA MARIA MACHADO. ABAIXO TEM TRECHOS DESSA LINDA LITERATURA
INFANTIL. LEIA E PINTE BEM BONITO:


2. AGORA ESCREVA OS NOMES DAS COISAS QUE FORAM
COLOCADAS DENTRO DA MALA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA:
_______________________ DATA:
_____/_____/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
Atividade Para Casa – 1º ANO
12 DE OUTUBRO DIA DA CRIANÇA
A MÃE DE PEDRO FOI AO
SUPERMERCADO FAZER COMPRAS DO MÊS. ELA PEDIU PARA QUE O FILHO ANOTASSE NUMA
LISTA TUDO QUE ELE QUERIA QUE FOSSE COMPRADO. PEDRO, UMA CRIANÇA ESPERTA ANOTOU
TUDO DIREITINHO E SABE O QUE ELE ANOTOU NA LISTA? HUM!!! MUITAS DELÍCIAS E
GOSTOSURAS...ISSO MESMO!
AGORA É COM VOCÊ. FAÇA UMA LISTA COM AS DELÍCIAS E
GOSTOSURAS QUE VOCÊ ACHA QUE ELE ESCREVEU.

E VOCÊ O QUE ACRESCENTARIA EM SUA LISTA?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Meu querido agora é o seu momento de
viajar no mundo da fantasia e desenhar-se no país dos doces.
ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA:
_______________________ DATA:
10/10/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
ATIVIDADE – 1º ANO
AQUISIÇÃO DA ESCRITA
1. RECORTAR DE REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS QUE FORMAM
AS PALAVRAS MEL E ABELHA E COLAR;
______________________________ __________________________________________
2. OBSERVE AS IMAGENS E COMPLETE OS NOMES DOS DOCES AO
LADO:
|

ESCREVENDO DO SEU JEITO
3. OBSERVE AGORA QUAIS AS DELÍCIAS E
GOSTOSURAS QUE A PROFESSORA IRÁ PUXAR DO AVENTAL E ESCREVA O NOME SEGUINDO OS
NUMERAIS ORDINAIS.
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA: _______________________ DATA: 09/10/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
ATIVIDADE – 1º ANO
AQUISIÇÃO DA ESCRITA
1. COLOQUE OS NOMES DOS DOCES ABAIXO EM ORDEM
ALFABÉTICA.
PIRULITO – BOMBOM – GOIABADA – CHOCOLATE – SORVETE – PUDIM – JUJUBA
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. NUMERE COM NUMERAIS
ORDINAIS EM ORDEM CRESCENTE, NOS DESENHOS DOS DOCES DE ACORDO COM O PREÇO.
|
|
|
|
|
|
|

ESCREVENDO DO SEU JEITO
3. ESCREVA O NOME DO
DOCE MAIS BARATO E DO DOCE MAIS CARO RESPECTIVAMENTE, DAS IMAGENS E PREÇOS
APRESENTADOS.
____________________________________ ______________________________________
4. PINTE BONITO O DESENHO DOS DOCES E ESCREVA OS NOMES
DOS MESMOS ABAIXO:

_____________ _______________ _________________
_______________ _____________
ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA: _______________________ DATA: 08/10/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
ATIVIDADE – 1º ANO
AQUISIÇÃO DA ESCRITA

ANA MARIA MACHADO
_________________________________________________________
2. ESCREVA O NÚMERO DE PALAVRAS QUE FORMAM O NOME
COMPLETO DA ESCRITORA.
__________________________________________
3. ESCREVA AS PALAVRAS QUE
TÊM 3 SÍLABAS NO NOME DA ESCRITORA:
______________________________________________________________________________
ESCREVENDO DO SEU JEITO
4. ESCREVA OS NOMES DOS COLEGAS QUE COMEÇAM COM A E M.
A___________________________________________________________________________
M___________________________________________________________________________
5. AGORA FAÇA O REGISTRO DOS NOMES DE ALIMENTOS
SAUDÁVEIS.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA:
_________________________________________
PROFESSORA: _______________________ DATA: 07/10/2013
ALUNO(A):________________________________________________________
ATIVIDADE – 1º ANO
AQUISIÇÃO DA ESCRITA
1. ESCREVA O NÚMERO DE VEZES QUE ABRIMOS A
BOCA PARA PRONUNCIAR AS PALAVRAS E DEPOIS ESCREVA O NÚMERO DE LETRAS DE CADA
UMA ABAIXO:
PIRULITO
|
BATE
|
BATEU
|
QUEM
|
GOSTA
|
DELA
|
SOU
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ESCREVENDO
DO SEU JEITO
2. COMPLETE AS LACUNAS DA PARLENDA PIRULITO:
PIRULITO
________ BATE, BATE
PIRULITO
QUE JÁ _____________
QUEM
_____________ DE MIM É ELA
QUEM
GOSTA _____________ SOU ___.
3. ESCREVA OUTRAS PALAVRAS COM A MESMA QUANTIDADE DE
LETRAS DE “PIRULITO”.
_____________________________________________________________________________

O QUE ISADORA ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR? ______________________________________________
______________________________________________
QUANTOS DOCES? _________________________
ISADORA COMPROU 4 DOCES E GANHOU MAIS 5
DOCES DE SUA AVÓ. COM QUANTOS DOCES ELA FICOU? _______________________________________
ELA DEU 2 DOCES PARA PEDRO, COM QUANTOS
DOCES ELA AINDA FICOU? _____________________________________________________________________________
otimo
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluir