SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Descrição: http://www.ceale.fae.ufmg.br/files/pages/36ab9d1e5cdc90d06331b6fafee24fb7.pngESCOLA CASA DA CRIANÇA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA




ANDREIA MOREIRA DE SOUZA




SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O MUNDO MÁGICO DAS CRIANÇAS NAS OBRAS DE ANA MARIA MACHADO










PARIPIRANGA – BA
OUTUBRO – 2013

ESCOLA CASA DA CRIANÇA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO PELA EDUCAÇÃO

 

PERÍODO: 07 A 11 DE OUTUBRO                          PROFESSORA: ANDREIA MOREIRA



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3_WJCTcMQ1fHRY_71VoPnm6k14Is8tsInzb5c-cdAsu0L1CKVGR96gH1KBXRIVCfsqnZeyFej-mRFGbTQzbbOWjguRQ-JGld-l7UNPgfSchtiv1q7FzrwNb82p9Tv1B_eBaknXdkRxFlN/s400/cultura+l%C3%BAdica.jpg                                                                                                           

                                                                                                           TEMA GERADOR:
                                                                                                     Mundo Mágico da Criança nas                   obras de Ana Maria Machado.



OBJETIVO GERAL:
Promover no período de sete a onze de outubro momentos que desenvolvam a autoestima da criança através de atividades lúdicas variadas e interessantes, referenciadas pelas obras da Escritora Ana Maria Machado, oferecendo a criança oportunidades de lazer e sociabilidade que valorizem o processo de ensino-aprendizagem que é instrumento fundamental para o seu desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oferecer momentos prazerosos;
Promover a convivência social e através desta, o exercício e a discussão de regras;
Apresentar diversos gêneros textuais para:
ü  Despertar o gosto pela leitura;
ü  Conhecer variadas histórias e textos;
ü  Produzir textos a partir de outro;
ü  Compreender a mensagem de cada texto;
ü  Socializar as opiniões sobre os gêneros apresentados;
ü  Dialogar com mais propriedade sobre temas abordados em cada texto.
Conhecer a vida e obra de Ana Maria Machado;
Realizar sessão pipoca (cinema na escola);
Valorizar a imaginação e criatividade da criança;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança através da ludicidade;
Mostrar direitos da criança;
Proporcionar jogos e brincadeiras educativas;
Realizar oficinas de pintura, música, brinquedo de sucata e culinária;
Contemplar os tipos de alimentos saudáveis;
Saber sobre os riscos à saúde que os doces demasiados podem causar;
Compreender diferentes formas de contagem;
Identificar quantidades e preços;
Trabalhar o tempo de surgimento e origem de doces e brincadeiras.

CONTEÚDOS: Práticas de leitura e escrita para Apropriação do Sistema de Escrita:
ü  Compreensão de variados textos (gêneros); Características de cada gênero apresentado e dos personagens; História da vida de Ana Maria Machado; Composição textual (frases, palavras e pontuação); Análise fonológica; Versos e rimas; Análise estrutural das palavras; Números ordinais e cardinais; Quantidades; Adição e subtração; Vida e Habitat das abelhas e formigas; Alimentação saudável; Doenças causadas pelos doces; Direitos das crianças; Reciclagem e higiene do ambiente.
TEMPO ESTIMADO: 20 horas/aula, distribuídas em 05 dias letivos sendo os mesmos com 4 horas/aula.
TURMAS: 1º ano.
REFERÊNCIAS: Livros: Obras complementares; Cd’s e dvd’s.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.
RECURSOS UTILIZADOS: Quadro, piloto, hidrocores, cadernos, lápis, borracha, 10 cartolinas, tintas guaches, pincel, revistas, livros, tesoura, cola, livros paradidáticos, cd’s, dvd’s, som, tv, garrafas pet, papelão, 200 folhas de papel chamex, fita adesiva, papel madeira.

AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá através da compreensão do processo de desenvolvimento observado em cada criança e à significação de cada produção durante todas as atividades propostas. Serão observados o desenvolvimento, a criatividade, a interação e a organização das crianças. Também será feita a avaliarão do desenvolvimento das crianças no desempenho físico e emocional, das artes e da oralidade. Contudo, a avaliação fazerá parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho escolar.



Gostava de soltar as ideias sem rédea enquanto sentia o vento e a imensidão.
ANA MARIA MACHADO
 
 



Descrição: Livro - Balas, Bombons, CaramelosMOMENTOS PLANEJADOS:
*      1º MOMENTO - 07/10/2013 - 1º DIA

Disciplinas abrangentes: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática.

ü  LEITURA DELEITE:
Fazer a leitura da história “Balas, bombons, caramelos” em voz alta para a turma em rodinha – apresentar referências de Ana Maria Machado no final da obra;

ü  RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Organizar os alunos em duplas, um de frente para o outro, para trocar batidas de mãos enquanto cantam a cantiga (parlenda) “pirulito que bate-bate”; Após cantar a cantiga apresentar o cartaz (com palavras móveis) da parlenda “pirulito que bate-bate”; Fazer a leitura ritmada coletiva em voz alta; Explicar o que é um texto de origem popular; Realizar a compreensão oral da parlenda; Solicitar que os alunos leiam de acordo com a sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os seguintes questionamentos: Qual é o doce citado?  Quais as consequências do pirulito? Quem gosta de pirulito? O pirulito pode ser chupado por quem tem diabetes? O que fazer após chupar um pirulito? Qual animalzinho gosta de doce? Quem sabe por que a formiga gosta de doce (fazer explanação)?

ü  ANÁLISE LINGUÍSTICA:
Fazer a análise fonológica e estrutural das palavras (sílabas, letra inicial e final) Quantas palavras possuem a parlenda? Quantas palavras têm duas sílabas? Quais palavras têm mais de duas sílabas? Quais palavras que rimam?- Solicitar que eles ilustrem a parlenda apresentada em metade de papel chamex que será colado no “livro encantado” depois de realizada. (Explicar o que é o livro encantado feito com cartolinas para compor o que foi trabalhado na semana)

ü  AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Abordar em atividade xerocada: Quadro solicitando o número de vezes que abrimos a boca para pronunciar as palavras, pirulito, bate, bateu, quem, gosta, dela, sou; Colocar o número correspondente à quantidade de letras das palavras citadas. Explicar que algumas palavras tem a mesma quantidade de sílaba, porém, tem números de letras diferentes a exemplo de bate e bateu; Voltar as duplas para contagem de sílabas através das palmas nas palmas do parceiro; Voltar para a sua carteira e começar a retirar palavras que formam a parlenda e questionar quantas ficaram quantas foram retiradas.

Apresentar tarefa xerocada contendo o seguinte: completar lacunas da parlenda; escrever outras palavras com a mesma quantidade de letras de “pirulito”; problemas matemáticos envolvendo adição e subtração simples; formar as palavras do texto utilizando alfabeto móvel. Fazer jogo em dupla (quem avança mais casas) envolvendo leitura e sequência numérica.

ü  Obs: Para casa: Atividade xerocada e Solicitar que os educandos tragam rótulo com receitas de doces – explicar o que é e, onde pode ser encontrado. Irão compor o Livro encantado.
*      Descrição: http://www.anamariamachado.com/acervo/img/gd/beijos_magicos_1_1254108992.jpg2º MOMENTO - 08/10/2013 - 2º DIA 

Disciplinas abrangentes: Língua Portuguesa, Geografia e História.

ü  LEITURA DELEITE:
Apresentar a música “Balão Mágico” colando fotos dos alunos no “livro encantado” (Livro feito de cartolinas que será formado através das atividades realizadas durante a semana) em rodinha e, em seguida ler a história “Beijos Mágicos” de Ana Maria Machado.

ü  RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Fazer a leitura da vida de Ana Maria Machado em cartaz e depois em sequencia apresentar a sinopse do livro “Delícias e gostosuras” em voz alta para a turma em rodinha; (Fazer a exposição com diversas obras da autora-escritora)

Realizar a compreensão oral da bibliografia e sinopse: Solicitar que os alunos leiam de acordo com a sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os seguintes questionamentos: Já conheciam a autora? Alguém já leu uma obra dela? Em que lugar do país ela mora? (localizar o Rio de Janeiro no Mapa do Brasil) Do que fala a história Delícias e gostosuras?  Quem prepara os doces?

ü  ANÁLISE LINGUÍSTICA:

Questionar sobre: Qual é o nome e o sobrenome da autora? Quantas palavras formam o nome completo? Quais palavras têm 2 e 3 sílabas no nome da mesma? Quem tem o nome ou sobrenome que começa igual? Listar todos os nomes e sobrenomes citados na lousa para trabalhar a leitura e em seguida realizar análise fonológica.
Solicitar que eles ilustrem previamente a história e colar todas no livro encantado. Após a colagem explorar as condições das crianças que vivem nas ruas pedindo esmolas para comer e que, vivem sem nenhuma condição de direitos. Continuando, entregará fichas com direitos para que eles leiam e organizem na ordem em que estão numeradas no livro encantado. Como brincar é um dos direitos, no pátio serão realizadas algumas brincadeiras: corrida de saco, boliche, bola na cesta e pega-pega.

ü  AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Fazer atividade escrita (xerocada) para sistematização da aprendizagem com o seguinte: Circular o nome e pintar o sobrenome da autora; Escrever o número de palavras que formam o nome completo; Escrever as palavras têm 2 e 3 sílabas no nome da mesma?

Escrever os nomes dos colegas que começam com A e M; Continuando na mesma atividade os alunos deverão fazer o registro de alimentos saudáveis. (O professor deverá conversar sobre as vantagens desses alimentos e usando imagens)

Obs: Para casa: Atividade xerocada e trazer imagens de delícia ou gostosura preferida para compor o livro encantado.


*      Descrição: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/96436/DELICIAS_E_GOSTOSURAS_1269382980P.jpg3º MOMENTO - 09/10/2013 - 3º DIA

Disciplinas abrangentes: Língua Portuguesa, Matemática e História.

ü  LEITURA DELEITE:
Em rodinha ler a história completa “Delícias e gostosuras” com entonação. (O professor utilizará uma roupa com doces colados – ver alguns da história)

ü  RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Fazer a leitura da história do doce em cartaz. Leitura coletiva de acordo com a sequência apresentada pelo professor. Em seguida o professor faz a explanação ao seu modo sobre o contexto.

Realizar a compreensão oral da história do doce questionando: Explicar a fonte (internet) Quem gosta dos doces citados? Quem sabe como é feito? Quem sabe os preços de cada doce citado? Fazer comparativo de preços colocando em ordem crescente e acompanhando com a numeração ordinal.

ü  ANÁLISE LINGUÍSTICA:
Listar na lousa nomes de outros doces citados nas histórias já lidas para trabalhar a leitura e em seguida realizar análise fonológica.
Levar o aluno até o livro encantado para registrar nomes de algumas delicias e gostosuras aprendidas.

ü  AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Fazer atividade xerocada para sistematização da aprendizagem com o seguinte: Colocar os nomes dos doces em ordem alfabética. Colocar a numeração decimal em ordem crescente, nos desenhos dos doces de acordo com o preço. Escrever o nome do doce mais barato e do doce mais caro das imagens e preços já apresentados.

Continuando na mesma atividade os alunos deverão pintar apenas as imagens de doces e escrever os nomes dos mesmos.

Obs: Realizar a sessão cinema com pipoca (Didi quer ser criança – 81 min./Nascido para voar: Bee Movie, a história de uma abelha – 91 min. / Severino faz chover – 14:05) e depois fazer o show de calouros com chuva de balas.
Para casa: Atividade xerocada. Seguindo título sugerido pelo professor o aluno vai viajar no mundo da fantasia e desenhar-se no país dos doces para a sua arte compor o livro encantado.








*      Descrição: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSe5hgiYvqhcv9AyOE7e8zBMSGbXK-3vjEueXPvejzAcu6Dm2sMLQ4º MOMENTO - 10/10/2013 - 4º DIA

Disciplinas abrangentes: Língua Portuguesa, Matemática.

ü  LEITURA DELEITE:
Explorar diversas brincadeiras de roda: Ciranda, cirandinha, a arca de Noé, a barata mentirosa, a canoa virou, eu entrei na roda, alecrim, atirei o pau no gato. Após as brincadeiras determinar tempo para descanso deixando livres as obras de Ana Maria Machado para agraciamento pelos alunos.

ü  RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
O professor deve explicar que as brincadeiras acima são do tempo de Ana Maria Machado. E em rodinha distribuir melzinho e depois que todos chuparem o professor apresenta a surpresa que é um camaro amarelo feito de papelão e começa a cantar e dançar com os alunos a música de “Camaro amarelo” de Munhoz e Mariano. Terminada, apresenta em cartaz a história do mel. (gostosura que foi apresentada nas historinhas contadas durante aulas anteriores)

Realizar a compreensão oral da história; Solicitar que os alunos leiam de acordo com a sequência apresentada pelo professor no cartaz e fazer os seguintes questionamentos: Quem gosta do mel? O mel é feito de quê? Onde vivem as abelhas? Do que elas fazem o mel? Quem é a chefe das abelhas e quem é o reprodutor?

ü  ANÁLISE LINGUÍSTICA:
Fazer explanação sobre o L nas palavras mel e abelha; trabalhar outras palavras em que o L assume a mesma função fonológica.

ü  AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Fazer atividade escrita (xerocada) para sistematização da aprendizagem com o seguinte: Recortar de revistas ou jornais as letras que formam as palavras mel e abelha e colar; Escrever o nome dos doces; Entregar abelhinhas feitas em cartolina para os alunos pintarem, escreverem o nome de uma gostosura dentro recortar e colar no livro encantado.

Ditado Doce de palavras trabalhadas durante os dias, utilizando doces variados que vão compor o avental utilizado pelo professor que se fantasiará de vovó para realizar a tarefa. Depois, realizar a construção de brinquedos (carros, bate-bate e bonecos) com sucata trazida pelos alunos – solicitada na sexta que antecede a semana das crianças.


Obs: Para casa: Enviar um livro da Escritora Ana Maria Machado, na mala de leitura para leitura deleite e atividade xerocada.






*      Descrição: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQw7LWE8H02XPoGNbRJyK_uCV0JubWGzel6g9UEouNRus4taxmd5º MOMENTO - 11/10/2013 - 5º DIA

Disciplinas abrangentes: Temas Transversais (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura e Cidadania).

CULMINÂNCIA:
A culminância ocorrerá com a realização do 3º PLANTÃO PEDAGÓGICO do ano 2013 em que será proporcionado a todos que formam a comunidade escolar um dia de confraternização e alegrias, através da ludicidade, uma vez que o ato de brincar não é inerente apenas das crianças, mas que se estende a todo ser humano além, de ser uma ferramenta muito importante para a formação emocional e intelectual de todos. Nesse contexto socializador pretende-se:
ü  Favorecer a inserção da família na escola através da recepção dos pais para conversa com os professores sobre as aprendizagens do seu filho;
ü  Apresentar as tarefas realizadas pelas crianças durante toda a semana;
ü  Realizar a entrega  das lembrancinhas;
ü  Oferecer as crianças diversos tipos de brincadeiras que deverão ser realizadas em uma brinquedoteca improvisada;
ü  Realizar gincana surpresa com as seguintes atividades: Corrida de saco, corrida do ovo, quem estoura mais, tiro ao alvo, objetos escondidos, maior número de sandálias arrecadas em 3 minutos, melhor desenho, quem conseguir encher 1º a bexiga com água, quem comer mais rápido o pão, quem conseguir desenrolar com a boca a bala primeira sem as mãos, melhor no boliche (quem derruba mais);
ü  Divulgar livro confeccionado pelos alunos;
ü  Oferecer alguns doces para simbolizar a data: algodão doce, maçã do amor, balas, pirulitos, brigadeiros;
ü  Sortear brindes surpresa para alunos presentes;
ü  Apresentar coreografias diversas por turma;
ü  Deixar livre a presença de um palhaço para a diversão das crianças.
OBSERVAÇÃO: Apresentar cardápio diferenciado para quem não pode comer doce.



 

 

 

 

 

 

 

 

 





ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 





SINOPSE DA HISTÓRIA

 

*  DELÍCIAS E GOSTOSURAS


FIM DE SEMANA NA CASA DA AVÓ É SEMPRE UMA DELÍCIA. QUANDO HÁ FESTA DE ANIVERSÁRIO, ELA PREPARA RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA! ISADORA, HENRIQUE E SEUS AMIGOS VÃO SABOREAR MUITAS GOSTOSURAS DA COZINHA BRASILEIRA.





















Descrição: HomeBiografia


História de Ana Maria Machado


                        Na vida da escritora Ana Maria Machado são 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.

                        Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Ana começou a carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e fez exposições individuais e coletivas, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal (depois de desistir do curso de Geografia). O objetivo era ser pintora mesmo, mas depois de doze anos às voltas com tintas e telas, resolveu que era hora de parar. Optou por privilegiar as palavras, apesar de continuar pintando até hoje.

                        Afastada profissionalmente da pintura, Ana passou a trabalhar como professora em colégios e faculdades escreveu artigos para revistas e traduziu textos. Já tinha começado a ditadura, e ela resistia participando de reuniões e manifestações. No final do ano de 1969, depois de ser presa e ter diversos amigos também detidos, Ana deixou o Brasil e partiu para o exílio. A situação política se mostrou insustentável.

                        Na bagagem para a Europa, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Lutando para sobreviver com seu filho Rodrigo ainda pequeno, trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e na BBC de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne. Nesse período, ela consegue participar de um seleto grupo de estudantes cujo mestre era Roland Barthes, e termina sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia sob a sua orientação. A tese resultou no livro "Recado do Nome", que trata da obra de Guimarães Rosa. Mesmo ocupada, Ana não parou de escrever as histórias infantis que vendia para a Editora Abril.

                        A volta ao Brasil veio no final de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB - ela foi chefe do setor de Radio-jornalismo dessa rádio durante sete anos. Em 76, as histórias antes publicadas em revistas passaram a sair em livros. E Ana ganhou o prêmio João de Barro por ter escrito o livro "História Meio ao Contrário", em 1977. O sucesso foi imenso, gerando muitos livros e prêmios em seguida. Dois anos depois, ela abriu a Livraria Malasartes com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros.

                        O jornalismo foi abandonado no ano de 1980, para que a partir de então Ana pudesse se dedicar ao que mais gosta: escrever seus livros, tantos os voltados para adultos como os infantis. E assim foi feito, e com tamanho sucesso que em 1993 ela se tornou hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Finalmente, a coroação. Em 2000, Ana ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.

                        Em 2003, Ana Maria foi eleita para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, substituindo o Dr. Evandro Lins e Silva. Pela primeira vez, um autor com uma obra significativa para o público infantil havia sido escolhido para a Academia. A posse aconteceu no dia 29 de agosto de 2003, quando Ana foi recebida pelo acadêmico Tarcísio Padilha e fez uma linda e afetuosa homenagem ao seu antecessor.



ALGUMAS OBRAS INFANTÍS DE ANA MARIA MACHADO

Descrição: Ah, Cambaxirra, Se Eu Pudesse...1.
Uma história de amor às árvores, de respeito e defesa dos direitos e que ainda
deixa uma pontinha de esperança.



2.
Os Argonautas é um livro que desperta a curiosidade do leitor pela mitologia clássica. Uma das narrativas clássicas fundamentais da mitologia grega. Da série 7 Mares.

3.
Quantos fios de cabelo tem na cabeça do coronel? É melhor ele descobrir se não quiser sofrer na mão dos capangas do fazendeiro.


4.
Era uma vez uma menina muito loura que, andando pela floresta, viu uma casinha linda e resolveu entrar. De quem será essa casa tão linda?

Descrição: O Cavaleiro do Sonho: As aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha5.
A partir das ilustrações de Cândido Portinari para a obra de Cervantes, a autora evoca esse clássico da literatura e a permanência da utopia no sonho humano.

Descrição: Clássicos de Verdade: Mitos e Lendas greco-romanos6.
Algumas das mais belas histórias da mitologia clássica, difundidas por Esopo, Apuleio, Putarco e Ovidio, e recontadas para os leitores de hoje.

7.
O medo natural das crianças com o escuro é abordado com humor e sensibilidade neste livro.



8.
Conto popular recontado por Ana Maria Machado. História doce, que já faz parte do imaginário popular brasileiro.



9.
Vai haver uma festa no céu. Mas como os bichos que não voam vão poder ir?




10.
Antologia de dez histórias populares de nossa tradição oral, recontadas com a visão e o estilo inconfundíveis da autora.



11.
Segundo volume de coletânea de histórias populares de nossa tradição oral, recontadas com a graça e a linguagem características da autora.



12.
Terceiro volume da série de recontos autorais de contos populares recolhidos na rica tradição oral brasileira.



13.
Aprender e ensinar podem ser uma gostosa brincadeira para Henrique e Isadora, entre rimas, histórias da avó e cantigas.


15.
A história do João, que era conhecido por ser bobo. Conto popular recontado por Ana Maria Machado.



16.
Segundo volume da série 7 Mares. Nas águas gregas da antiguidade, a autora reconta os perigos marítimos que o herói teve de enfrentar em sua volta para casa depois que acabou a guerra de Troia.


17.
Primeiro título da série 7 Mares. Nas águas tropicais que se estendem entre a Africa e o litoral do Brasil, a autora reconta uma história densa e misteriosa, de paixão e tradição, com toques sobrenatural.


18.
Uma história com jeito de vó, contada com carinho sobre uma galinha apavorada.




19.
Reunião de contos tradicionais de quatro países - Finlândia, França, Jamaica e Canadá - recolhidos pela autora em suas viagens e trazidos para os leitores brasileiros em sua linguagem e maneira de narrativa.



20.
A clássica história dos três porquinhos, contada por Ana Maria Machado.




21.
O rei não deixa mais ninguém cantar. Como fica o reino sem a música?




22.
Conto popular recontado por Ana Maria Machado, que trata da convivência entre vizinhos.



23.
Descrição: Alguns Medos e Seus Segredos
Reunião de três histórias cheias de humor, em torno aos medos de todos nós, em qualquer idade. Medos concretos ou abstratos, reais ou imaginários, justificados ou não.


24.
Para quem está começando a ler, uma divertida história com jeito de Brasil.




25.
Onde está o avental da menina Corina? Você sabe quem pegou?




26.
Para quem está começando a ler, as aventuras do hipopótamo Pipo divertem e ensinam.



27.
Com um texto leve e delicado, Ana Maria conta a história de um besouro que entrou em uma casa.



28.
Descrição: Beto, o Carneiro
Para ler e ficar feliz, respeitando a si mesmo e às diferenças.



29.
Uma divertida história de comilança e de brincadeira com números, cujo personagem principal é o leitão Camilo.



30.
Hummmm.... Os doces da vovó sempre são os mais gostosos, e as suas histórias e brincadeiras também. Que relação delicada aparece nessa história!



31.
Inspirada num conto tradicional, uma história deliciosa para os pequeninos.




32.
História da centopeia Dorotéia, que andava meio triste.




33.
Quem é o bicho mais esperto da floresta? Só lendo para saber.



34.
O encontro inusitado de uma jararaca, uma perereca e uma tiririca é o assunto da vez nessa história que faz refletir.



35.
Descrição: Menina Bonita do Laço de Fita
História de uma menina que, de tão bonita, deixa até um coelho apaixonado.





36.
O gato Renato vivia aprontando, até que aprendeu uma lição.






37.
Uma gostosa brincadeira com as palavras, que formam pares inusitados.




38.
A infância do menino Dedé, criado em um engenho, e que viraria o famoso escritor José Lins do Rego.



39.
Descrição: ABC do Brasil
Com um verbete para cada letra, em um mosaico despretensioso mas nítido, a autora ressalta a diversidade deste país enorme e mestiço.


40.
Parte da terceira fase da série Mico Maneco. Enquanto se diverte a criança aprende a leitura dos sons com "r".



41.
Descrição: Beijos Mágicos
Uma história que ensina as crianças a conviverem com a realidade de pais separados, sendo feliz mesmo assim.


42.
Narrativa divertida, toda em versos e rimas, que brinca com os prazeres do paladar na hora de comer, por entre ecos de histórias tradicionais e cantigas infantis.



Descrição: Um Gato no Telhado



43.

Os netos Rodrigo e Andréia vão fazendo descobertas sobre a sua família. Acompanhe essa deliciosa procura.


44.
Descrição: História Meio ao Contrário
Você vai encontrar aqui uma história meio diferente, que começa exatamente no fim das outras histórias normais. Curioso (a)? Você ainda não viu nada.


45.
A boa educação ensina a não falar palavrões. Mas como explicar isso para uma criança? O que é palavrão, afinal? Brincando com as palavras, e com o jeito das crianças, tudo fica claro nesse livro.
Descrição: Gente Bem Diferente
O professor deverá registrar no espaço abaixo outras obras da autora que encontrar ou estiverem à disposição na Biblioteca escolar ou Municipal.


1_____________________________________________________________________________2_____________________________________________________________________________3_____________________________________________________________________________4_____________________________________________________________________________5_____________________________________________________________________________6_____________________________________________________________________________7_____________________________________________________________________________8_____________________________________________________________________________9_____________________________________________________________________________10____________________________________________________________________________11____________________________________________________________________________12____________________________________________________________________________
13____________________________________________________________________________14____________________________________________________________________________15____________________________________________________________________________16____________________________________________________________________________17____________________________________________________________________________



MÚSICA: DOCE MEL – XUXA

Bom estar com você
Brincar com você
Deixar correr solto
O que a gente quiser

Em qualquer faz-de-conta
A gente apronta
É bom ser moleque
Enquanto puder

Ser super humano
Boneco de pano
Menino ou menina
Que sabe o que quer

Se tudo o que é livre
É super incrível
Tem cheiro de bala, capim e chulé

Doce, doce, doce
A vida é um doce
Vida é mel
Que escorre da boca feito um doce
Pedaço do céu.




MÚSICA: CAMARO AMARELO
MUNHOZ E MARIANO
AGORA EU FIQUEI DOCE, DOCE, DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DOCE, DOCE, DOCE, DOCE
AGORA EU FIQUEI DO-DO-DO-DO-DOCE, DOCE
E AGORA EU FIQUEI DOCE IGUAL CARAMELO,
TO TIRANDO ONDA DE CAMARO AMARELO.
E AGORA VOCÊ DIZ: VEM CÁ QUE EU TE QUERO,
QUANDO EU PASSO NO CAMARO AMARELO.















ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: _____/_____/2013

 

ALUNO(A):________________________________________________________

Atividade Para Casa – 1º ANO


ATIVIDADE 1. O CASAMENTO DA DONA BARATINHA É UMA DAS BRILHANTES OBRAS DE ANA MARIA MACHADO. VOCÊ JÁ CONHECE TAMBÉM A CANTIGA QUE SE REFERE A DONA BARATINHA.  LEIA, CANTE E DANCE, E EM SEGUIDA PINTE AS PALAVRAS COM 3 E 4 SÍLABAS E CIRCULE AS DISSÍLABAS.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW_Z1Gk7ecI8FrXULMiFNYBjrG5aL6q6zRNTL24fQxVpO_1x14Lz_nS3Lq8J9qlyQ0cP9wgYbp3X34bDyW6VBwSzdTkQ5BgB6N2JMWgiAoEsz7yrlUYREiLNvXtB17F57LaaTWsLMJ1fk/s1600/kijiji.jpg
ATIVIDADE 2. AGORA VEJA ESSA OUTRA VERSÃO E PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS E PINTE BEM BONITO AS IMAGENS:
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW_Z1Gk7ecI8FrXULMiFNYBjrG5aL6q6zRNTL24fQxVpO_1x14Lz_nS3Lq8J9qlyQ0cP9wgYbp3X34bDyW6VBwSzdTkQ5BgB6N2JMWgiAoEsz7yrlUYREiLNvXtB17F57LaaTWsLMJ1fk/s1600/kijiji.jpg
ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: _____/_____/2013

ALUNO(A):________________________________________________________

Atividade Para Casa – 1º ANO


1. “CABE NA MALA” É UMA DAS OBRAS DE ANA MARIA MACHADO. ABAIXO TEM TRECHOS DESSA LINDA LITERATURA INFANTIL. LEIA E PINTE BEM BONITO:
Descrição: http://2.bp.blogspot.com/-ZFK6Cqshnu4/T-DxXWaRe4I/AAAAAAAAHn8/eoYaB8AII3s/s400/cabe+na+mala+2.jpgDescrição: http://2.bp.blogspot.com/-gU_keum4pzo/T-DxWEcD_pI/AAAAAAAAHn0/TJzPcqjUB9A/s1600/cabe+na+mala+1.jpg                                                                               
2. AGORA ESCREVA OS NOMES DAS COISAS QUE FORAM COLOCADAS DENTRO DA MALA.                                     
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA: _________________________________________

PROFESSORA: _______________________   DATA: _____/_____/2013

 

ALUNO(A):________________________________________________________

Atividade Para Casa – 1º ANO


12 DE OUTUBRO DIA DA CRIANÇA
A MÃE DE PEDRO FOI AO SUPERMERCADO FAZER COMPRAS DO MÊS. ELA PEDIU PARA QUE O FILHO ANOTASSE NUMA LISTA TUDO QUE ELE QUERIA QUE FOSSE COMPRADO. PEDRO, UMA CRIANÇA ESPERTA ANOTOU TUDO DIREITINHO E SABE O QUE ELE ANOTOU NA LISTA? HUM!!! MUITAS DELÍCIAS E GOSTOSURAS...ISSO MESMO!

AGORA É COM VOCÊ. FAÇA UMA LISTA COM AS DELÍCIAS E GOSTOSURAS QUE VOCÊ ACHA QUE ELE ESCREVEU.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFTZT_X7w_emAQhCibxT7Mk1roI-xw5R-jVX4cK0bYy2n2fXU7P4LbSZWYh4Rx3AJRftJjHl7UaUgiXfkKbl_ovUiilc45wi0ZAv2Egi4LOh9nWIFncUSIAwv3KFP8U8wxa14v4Rx1ol8/s1600/Dia+da+Lingua+Portuguesa++Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+Atividades+Exerc%C3%ADcios+Desenhos+colorir+pintar+imprimir+++%283%29.png
E VOCÊ O QUE ACRESCENTARIA EM SUA LISTA?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________


Meu querido agora é o seu momento de viajar no mundo da fantasia e desenhar-se no país dos doces.












































ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: 10/10/2013

ALUNO(A):________________________________________________________

ATIVIDADE – 1º ANO


AQUISIÇÃO DA ESCRITA

1. RECORTAR DE REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS QUE FORMAM AS PALAVRAS MEL E ABELHA E COLAR;


______________________________          __________________________________________

2. OBSERVE AS IMAGENS E COMPLETE OS NOMES DOS DOCES AO LADO:



P___R___L___TO
B___L___
BO____B____M

 
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqbaJ4kl266xaVQgXYbak63fpmSO9OyLz0kKW5RYFrG_i5PQo5zpZZq4I0SeI_ZWQlLLu0C0KIBn0uXPjt5pP3plmyLr3QjR7JHnMMr4LrQUVr9mWxQwqXlgIXfl2v2ROREweDKVwjmvs/s1600/lista+de+doces+para+ligar.bmp








ESCREVENDO DO SEU JEITO


3. OBSERVE AGORA QUAIS AS DELÍCIAS E GOSTOSURAS QUE A PROFESSORA IRÁ PUXAR DO AVENTAL E ESCREVA O NOME SEGUINDO OS NUMERAIS ORDINAIS.











ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: 09/10/2013

ALUNO(A):________________________________________________________

ATIVIDADE – 1º ANO

 

AQUISIÇÃO DA ESCRITA

1. COLOQUE OS NOMES DOS DOCES ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA.

PIRULITO – BOMBOM – GOIABADA – CHOCOLATE – SORVETE – PUDIM – JUJUBA

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. NUMERE COM NUMERAIS ORDINAIS EM ORDEM CRESCENTE, NOS DESENHOS DOS DOCES DE ACORDO COM O PREÇO.


R$ 2,50
 
 
R$ 0,50
 
R$ 1,25
 
R$ 0,75
 
R$ 1,00
 
R$ 0,95
 
R$ 0,80
 
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV2O73by0wBnDRUly2coO_FSQ-H-pXIaJO4Dnz07odilACiLHoYV_OE9l2az7iPsX12m5RZRbCSBpGq6s2GZ7PKLUzHsU1wS4rjTrP11JbSndi8Hp4Fvrld5ihhoECfd78q3Q_Lrqk84Y/s1600/Dia+da+Lingua+Portuguesa++Alfabetiza%25C3%25A7%25C3%25A3o+Atividades+Exerc%25C3%25ADcios+Desenhos+colorir+pintar+imprimir+++%252813%2529.png

ESCREVENDO DO SEU JEITO

3. ESCREVA O NOME DO DOCE MAIS BARATO E DO DOCE MAIS CARO RESPECTIVAMENTE, DAS IMAGENS E PREÇOS APRESENTADOS.
____________________________________       ______________________________________
4. PINTE BONITO O DESENHO DOS DOCES E ESCREVA OS NOMES DOS MESMOS ABAIXO:
Descrição: http://files.webeducador.com/200007069-cf519cfaa4-public/doce%20caseiro.jpg
_____________   _______________   _________________  _______________  _____________
ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: 08/10/2013

ALUNO(A):________________________________________________________

 

ATIVIDADE – 1º ANO

 

AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Descrição: Home1. CIRCULE O NOME E PINTE O SOBRENOME DA AUTORA CARIOCA, ESCREVA-O:
ANA MARIA MACHADO

_________________________________________________________
2. ESCREVA O NÚMERO DE PALAVRAS QUE FORMAM O NOME COMPLETO DA ESCRITORA.

__________________________________________
3. ESCREVA AS PALAVRAS QUE TÊM 3 SÍLABAS NO NOME DA ESCRITORA:
______________________________________________________________________________

ESCREVENDO DO SEU JEITO


4. ESCREVA OS NOMES DOS COLEGAS QUE COMEÇAM COM A E M.
A___________________________________________________________________________

M___________________________________________________________________________

5. AGORA FAÇA O REGISTRO DOS NOMES DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA: _________________________________________
PROFESSORA: _______________________   DATA: 07/10/2013

ALUNO(A):________________________________________________________

ATIVIDADE – 1º ANO

AQUISIÇÃO DA ESCRITA

1. ESCREVA O NÚMERO DE VEZES QUE ABRIMOS A BOCA PARA PRONUNCIAR AS PALAVRAS E DEPOIS ESCREVA O NÚMERO DE LETRAS DE CADA UMA ABAIXO:

PIRULITO
BATE
BATEU        
QUEM
GOSTA
DELA
SOU

















ESCREVENDO DO SEU JEITO

2. COMPLETE AS LACUNAS DA PARLENDA PIRULITO:

PIRULITO ________ BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ _____________
QUEM _____________ DE MIM É ELA
QUEM GOSTA _____________ SOU ___.

3. ESCREVA OUTRAS PALAVRAS COM A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS DE “PIRULITO”.
_____________________________________________________________________________

Descrição: http://files.webeducador.com/200007075-9a74d9aba5-public/pensamento.jpg4. RESOLVA OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
O QUE ISADORA ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR? ______________________________________________
______________________________________________
QUANTOS DOCES? _________________________
ISADORA COMPROU 4 DOCES E GANHOU MAIS 5 DOCES DE SUA AVÓ. COM QUANTOS DOCES ELA FICOU? _______________________________________
ELA DEU 2 DOCES PARA PEDRO, COM QUANTOS DOCES ELA AINDA FICOU? _____________________________________________________________________________

3 comentários: