sábado, 5 de outubro de 2013

PROJETO DIDÁTICO PROFESSORA JORDANA RABELO - O Lúdico e a Imaginação da Criança

PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ESCOLA MUNICIPAL AVELINO LEITE Prof.ª: JORDANA RABELO DE MENEZES PROJETO: O LÚDICO E A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA OUTUBRO 2013 PROJETO: O LÚDICO E A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e naturais. TRABALHO INTERDISCIPLINAR: Português, matemática, geografia, história e ciências. TEMAS TRANSVERSAIS: Pluralidade cultural, família, amizade e respeito. TEMPO ESTIMADO: uma semana (25 horas-aulas, divididas em 5 horas- aula/dia, totalizando cinco dias da semana) no período do dia 07 à 11 de outubro de 2013. OBJETIVO GERAL: Desenvolver o gosto pela leitura, reconhecendo a importância da mesma em nossa vida. CONHECIMENTOS/ HABILIDADES: Perceber características socioculturais e geográficas presentes na história “Chapeuzinho vermelho”. Reconhecer o gênero textual da história. Identificar personagens do livro e suas ações. Analisar gráfico interpretando o gosto da turma sobre a história. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Leitura do livro “Chapeuzinhos coloridos”; Interpretação do livro estudado; Construção de gráfico sobre o personagem que eles mais gostaram da história; Interpretação do gráfico; Construção do livro gigante pelos alunos; Leitura do texto “Chapeuzinho e o lobo bom” Relacionar com o livro estudado; Assistir ao filme Chapeuzinho Vermelho; Assistir ao filme Deu a louca na chapeuzinho; Análise fonológica de palavras dentro do contexto; Ditado de palavras que remetem ao texto; Caracterização do enredo com atividades de recorte, colagem e desenho; Produção de um gênero textual a partir da obra estudada (paródia, poema, receita, manchete, lista, carta, convite, etc. ) Brincadeiras e jogos relacionando com a história. Trazer as obras “Passeio no campo” e “Rimas das Florestas”; Explorar a biografia do autor do texto “Chapeuzinhos coloridos”: MÚSICAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS Quem tem medo do lobo mau. Pela estrada afora MATERIAIS NECESSÁRIOS Som; Fotos de chapeuzinho vermelho; Xerox do livro “Chapeuzinhos Coloridos”; Letras impressas das musicas; Slide com histórias de chapeuzinho; Filme “Chapeuzinho Vermelho”. 10 cartolinas brancas; Quadro-negro; Pilotos; Cinco Emborrachados (Vermelho cor de pele, marrom, preto e verde); Lápis de cor; Três bastões de cola quente; Mapa do Brasil. 1ª ETAPA: segunda-feira 07-10-2013 Apresentação do projeto aos alunos com exposição do tema e contrato didático; Assistir ao filme: “Chapeuzinho Vermelho”. Conversa informal sobre a vida do autor do texto, sobre chapeuzinho e os personagens envolvidos; Audição das musicas sobre chapeuzinho vermelho; 2ª ETAPA: terça-feira 08-10-2013 Interpretação a partir da obra “Chapeuzinhos Coloridos”. Interpretação de gráfico sobre a história lida. Construção de livro gigante sobre a história lida. Explorar as obras “Passeio no Campo” e “Rimas das florestas” para relacionar com o livro em estudo. Abordar a geografia e as suas paisagens em diferentes regiões; Trazer o mapa do Brasil de acordo com a vegetação para destacar os lugares onde há mais florestas e imaginar a floresta por onde Chapeuzinho Vermelho passou no Brasil; 3ª ETAPA: quarta-feira 09-10-13 Estudo das músicas de chapeuzinho Vermelho a partir dos gêneros textuais: estrofes, rimas, versos, etc. As crianças em grupo irão criar uma música sobre Chapeuzinho Vermelho e apresentar para a turma. Pensar com a turma como seria a casa de Chapeuzinho? E os seus pais? Como ela vivia? Onde vivia? Como eram os seus amigos? Produzir conto, poema ou desenho para explicar as ideias pensadas. Trabalhar o texto “Passeio pelo campo” e “Rimas das florestas”. 4ª ETAPA: quinta-feira 10-10-13 Apresentação do texto: Chapeuzinho Vermelho e o lobo bom. Questionar os alunos a cerca da obra Trabalhar valores como ser bonzinho e ser amigo. Ditado de palavras a cerca do texto. Relacionar com a história de Chapeuzinho Vermelho, o que há de diferente? Caracterização do enredo com atividades de recorte, colagem e desenho. Dramatizar a história. 5ª ETAPA: sexta-feira 11-10-13 Produção escrita de um gênero textual a partir da obra estudada a ser escolhida pelos alunos: parodia poema, receita, manchete, lista, carta e convite. Trazer a biografia dos autores nas obras de Chapeuzinho Coloridos e Chapeuzinho Vermelho, para trabalhar o contexto histórico, ano de nascimento e morte, local onde nasceu e/ou morreu. Elaborar o jogo de adivinhas de acordo com a obra para explorar as ideias dos livros. Confeccionar mascaras de lobo e Chapeuzinho para a turma. Reunir as produções feitas , durante as etapas do projeto e apresentar para as turmas da escola. AVALIAÇÃO As crianças serão avaliadas de acordo com os objetivos alcançados no decorrer do desenvolvimento do projeto como: participação, desenvolvimento, atenção e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário